Essências

 Florais Mãe Terra

ABUNDÂNCIA*: Auxilia a manifestação da bondade, do prazer em servir, do aprendizado de que “é dando que se recebe”. Traz a abundância enquanto resultado de um fluxo dinâmico de reciprocidade.

AÇUCENA*: Atua sobre padrões cristalizados. Coloca-nos frente a frente com o que somos e ajuda a enxergarmos os outros como realmente são.

ALFAZEMA: Traz equilíbrio, tranqüilidade, relaxamento.  Atua sobre estruturas rígidas.

ARCO ÍRIS*: Ação emergencial.  Restaura rapidamente o autocontrole, o centramento e a harmonia geral. Alinha e equilibra o fluxo energético dos chakras. Pode ser usado em tratamentos individualmente ou em conjunto com outras essências.

ASSA PEIXE: Discernimento, clareza mental. Centramento para momentos de  ansiedade e conturbação emocional.

AZULZINHA*: Transforma ¨amor-apego¨ em “amor que liberta”. Auxilia no processo de desapego (de pessoas, coisas, sentimentos, passado, etc.), bem como a vencer o ciúme e o medo de perder o que se pensa possuir. Atua sobre todo tipo de retenção.

BABOSA*: Purificação e defesa energética. Atua sobre padrões que geram perda de identidade, para quando não se sabe mais o que é seu e o que vem de fora.

BOCA DE LEÃO AMARELA*: Faz vir à tona o sentimento de gratidão, levando à harmonização com o que encontramos em nosso caminho como fonte de aprendizado (pessoas, doenças, circunstâncias, etc.). Redireciona para o chakra básico as energias que sobrecarregam o chakra laríngeo, atuando sobre desequilíbrios.

BOCA DE LEÃO ROSA: Resignificação de conteúdos passados. Ajuda o desapego e o recomeço criativo com o que se tem à mão; “reinvenção de si”.

BRANQUINHA*: Conscientiza e liberta da submissão e da tendência à dominação. Tanto para aquelas pessoas de aparência tímida, que não conseguem dizer não, como para aquelas de aparência firme e decidida que se tornaram escravas dessa imagem, subjugando os outros por insegurança própria.

BROMÉLIA*: Para limpeza dos corpos sutis. Atua sobre o chakra básico, aterrando as impurezas energéticas. Para as pessoas parasitadas ou vampirizadas.

CALÊNDULA*: Atua como um bálsamo para relacionamentos ao propiciar tolerância, receptividade e comunicação. Auxilia na regeneração dos centros de energia após rompimento de cordões.

CANA DO BREJO*: Vitalidade, criatividade e esperança para mudar.  Integra opostos e permite que a energia flua do chakra básico até o laríngeo.
 
 

CARQUEJA*: Transforma a raiva dirigida contra o outro em energia que liberta e impulsiona o movimento.

CHAPÉU DE COURO*: Como um anjo, dá proteção e coragem para enfrentar os medos e o desconhecido, a transcendência, a morte. Apóia os processos de expansão da consciência. Ajuda a encontrar o melhor caminho.

CHAPÉU DE SOL: Alento, aceitação. Para momentos angustiantes, para quando a perda é inevitável e não há mais o que fazer. Luto.

CHUVA DE OURO*: Trabalha o poder pessoal. Ajuda a tomar as rédeas da própria vida, com coragem para deixar fluir, vivenciar e aprender. Traz confiança em si, nos instintos e na intuição.

CHUVA RUBI (Oyá): Coragem para assumir, se entregar e permitir que os instintos fluam. Auxilia a se despir das máscaras para estabelecer pontes verdadeiras nos relacionamentos.

CIGANA: Libido. Para a frustração gerada pela sensação de impotência perante a vida, que nos homens manifesta-se mais na impotência sexual e nas mulheres no cansaço, desmotivação e até depressão.

CIPÓ: Centramento. Conecta com poder espiritual masculino.

COGUMELO DO SOL: Promove a afluência da energia vital. Favorece o aumento de imunidade e resistência física. Traz ânimo e maior controle sobre a ansiedade. Apoio durante períodos de enfermidade e convalescença.

CONGÉIA: Facilita a realização de mudanças de caráter estrutural. Ajuda a sair do plano das idéias e concretizá-las na materialidade.   

DÁLIA VERMELHA: Depuração. Auxilia no tratamento de quem se submeteu ao uso prolongado de substâncias químicas ou a seus dependentes. Promove a limpeza das toxinas e dos resíduos não físicos do sangue.

EMBARÉ*: Trabalha a “vergonha tóxica”, permitindo a aproximação e o compartilhar da intimidade a partir da aceitação de si mesmo e do outro. Trabalha padrões geradores da dependência e da codependência.

EQUILÍBRIO*: Fórmula: Lírio do Brejo e Taioba. Traz equilíbrio ao integrar polaridades (espírito/matéria, yin/yang, passado/futuro). Para ter “os pés no chão e a cabeça no céu”.

ERITRINA*: Determinação, foco no objetivo, proteção contra intervenções externas que podem desviar da meta.  Indicada para ser usada diariamente por terapeutas, curadores, médium, etc., ou aplicada em seus locais de trabalho, visando purificação e proteção de influências.

ESCOVINHA*: Para trabalhar os aspectos da polaridade masculina que se encontram na sombra. Permite a expressão do masculino de forma positiva e construtiva.

ESPONJINHA*: Para quem perdeu a disposição e a alegria, encontrando-se sem energia. Traz ânimo e vigor, fruto da reintegração da energia vital que estava presa na sombra.

FLOR DA RESSURREIÇÃO*: Integra o racional e o emocional (adulto e criança interior). Traz clareza mental, consciência sobre as repetições da vida e sensação de estar presente.

FLOR DE CERA*: Auxilia a eliminação das mágoas. Resgata a criança interior ferida, trazendo sensação de paz. Favorece a compreensão de padrões através da integração da consciência emocional (sentir) com a intelectual (saber).

FLOR DE OURO*: Atua sobre a polaridade feminina, elaborando aspectos relegados à sombra. Trabalha sensualidade e poder de sedução. Auxilia em problemas ligados à menstruação e TPM.

GÉRBERA VERMELHA: Perseverança, paciência, quietude. Para aqueles que começam e abandonam, para quando é necessário focar nos objetivos e continuar, independente do tempo que leve para alcançá-los. Para quando a resolução não está em nossas mãos.

GERVÃO*: Trabalha padrões de raiva profunda, associada ao desejo de controlar ou de não ser controlado, padrões que levam à rigidez, perda do prazer de viver, estresse, dores físicas, insensibilidade. Desperta a capacidade de desabafar, evitando o acúmulo de sentimentos negativos.

GIRASSOL: Vitalidade. Traz uma força dinâmica  mais  masculina.  Auxilia em casos de impotência sexual.

GLOXÍNIA: Apóia processos expurgatórios. Purifica o que não serve mais. Auxilia na liberação de detritos e secreções armazenadas. Para quando os conflitos internos chegam “à flor da pele”.  

GRAMA AZUL*: Para a limpeza da aura. Proporciona uma sensação de leveza e tranqüilidade, aliviando estresse e pesar. Traz para o “aqui e agora”, devolvendo a objetividade e a clareza mental.

GUAÇATONGA: Atua no chakra laríngeo. Apóia o tratamento de doenças ligadas à disfunção deste chakra.

HORTÊNCIA AZUL: Acolhimento, aceitação. Traz força para lidar com dores inconscientes, amortecidas ou mascaradas. Propicia o reconhecimento da dor e sua aceitação. 

INCENSO*: Autovalorização, dignidade. Purifica o sistema de crenças limitantes, depreciativas e geradoras de baixa autoestima. Para quem se sente fracassado, impotente, envergonhado e culpado.

ÍRIS BRANCA*: Permite a expressão social da verdadeira identidade. Trabalha o medo da crítica, dando confiança para assumir seu caminho e papel social. Traz clareza sobre “qual é meu lugar no mundo”.

ÍRIS VIOLETA*: Atua sobre personalidades que perderam a identidade ou encontram-se massificadas, conferindo força para descobrir e assumir sua verdadeira identidade. Traz clareza sobre  “quem eu sou”.

JABUTICABA*: Fé, confiança na Providência, aprendizado da entrega, sem a necessidade de estar no controle ou preocupação com o julgamento alheio. Traz a emoção à flor da pele. Atua sobre bloqueios que geram frieza, insensibilidade e solidão.   

JACARANDÁ: Regeneração (em todos os níveis). Propicia o restabelecimento da força para persistir durante os processos de cura. Auxilia no controle da ansiedade e das compulsões.

LIBERTAÇÃO*: Trabalha as situações de molestamento, abuso ou violência de qualquer espécie, físicos ou morais (principalmente as sexuais e as ocorridas na infância). Liberta do sentimento de culpa. Auxilia  os adolescentes nas questões ligadas à responsabilidade com relação à vida sexual.

LÍRIO BRANCO: Depura o sistema de crenças, permitindo conectar com forças internas ou ancestrais que auxiliam a manifestação de potencialidades e dons.

LÍRIO DO BREJO*: Favorece a autopercepção e a tomada de consciência sobre a própria vida. Conecta com o Eu Superior, alicerçando processos de autoconhecimento. Traz autoestima e esperança.

LÍRIO ORIENTAL BRANCO*: Purifica e transmuta o mental. Auxilia na transformação de crenças e padrões arraigados, conhecidos e perante os quais nos sentimos impotentes, desanimados e com raiva pela incapacidade de mudá-los. Favorece a compreensão do mecanismo de projeção da própria sombra no outro.

LÍRIO ORIENTAL ROSA*: Purifica e transmuta o emocional. Auxilia a transformação de padrões emocionais. Para quem teve que anestesiar-se para sobreviver, perdendo a noção dos próprios limites. Favorece a percepção e a retirada das máscaras impróprias ao nosso desenvolvimento.

LOBEIRA*: Aceitação e elaboração de conteúdos internos negados. Auxilia a reconquista do poder pessoal.

MACACARECUIA:   Resistência.  Força para lidar com os reveses da vida.     Em especial, para quando a mulher tem que assumir funções e responsabilidades que, culturalmente, competem ao homem; traz o equilíbrio para assumi-las, sem perder a feminilidade.

MAGNÓLIA*: Para o padrão de comportamento dramático, que transforma qualquer situação numa tragédia, tornando as vivências pessoais mais desagradáveis do que poderiam ser. Dissipa e redistribui excessos de energia concentrada, principalmente no plexo solar.

MANACÁ DA SERRA*: Conecta com a pura alegria de viver, devolvendo o prazer por se sentir vivo. Proporciona um suave desbloqueio emocional, permitindo fluir um sentimento de plenitude e satisfação. Auxílio para aqueles que negam sua sensibilidade por medo de se tornarem vulneráveis.

MANGA*: Proteção. Atua especialmente no plexo solar. Para quem sente perda de energia e até mal estar quando em contato com certas pessoas ou ambientes, muitas vezes buscando isolamento ou tornando-se agressivo. Estrutura para o trabalho com a própria sombra.

MANGA COQUINHO: Quietude interior. Para estados de atividade mental intensa a ponto de causar manifestações físicas como dor de cabeça, enxaqueca, sensação de peso, aperto etc.

MÃO DE DEUS*: Purifica as ligações relacionais (cordões energéticos, pontes interpessoais). Auxilia a preservar o que é verdadeiro em uma relação, a descartar o que não é. Traz estrutura para rompimentos ou para o estabelecimento de relações mais sinceras.

MARACUJÁ*: Desacelera e traz paz de espírito. Conecta com o Eu Superior e a Consciência Crística, desenvolvendo a espiritualidade. Atua sobre o chakra coronário. Ideal para ser usado por reikianos, nas sessões e iniciações. Auxilia em casos de insônia.

MIRINDIBA: Tolerância. Ajuda no autocontrole e domínio sobre a irritabilidade causada por incômodo, desconforto, nervosismo, estresse. Para momentos de descontrole emocional provocado pela explosão de coisas guardadas.

MIRRA: Transmutação de sentimentos negativos em positivos. Reforça o potencial das outras essências.

MULATINHA: Sexualidade feminina. Para mulheres com dificuldade de sentir prazer. Atua sobre a libido aumentando o desejo e auxiliando no desempenho sexual.

MYSORE (Obá): Auxilia a superar a dor da traição, do abandono. Apóia o processo de reestruturação emocional, trazendo paz de espírito, desapego da situação, aceitação e relaxamento.

ORQUÍDEA LINGUARUDA: Autocontrole na comunicação. Para o padrão de falar além do que deve.

ORQUÍDEA LUZ: Atua no chakra frontal, auxiliando o desenvolvimento de suas potencialidades.

PÊSSEGO*: Positividade. Para ver o lado positivo das pessoas, coisas e situações. Combate estados de negatividade e pessimismo, proporcionando uma visão mais positiva da vida.

PFAFFIA*: Energia. Revigora, traz vitalidade e a consciência daquilo que se precisa (alimento, descanso, etc.). Para exaustão, prostração, cansaço físico e mental. Auxílio para quando o esgotamento leva à depressão ou falta de desejo sexual.           (Obs.: Pode ser potencializado pela essência de Girassol).

PITANGA*: Dinamismo, disposição, vitalidade. Traz a consciência para o físico, resgata a libido.

PROGREDIR*: Fórmula:  Boca de Leão, Azulzinha, Pêssego, Manacá da Serra, Abundância, Tranqüilidade e Unidade. Conecta com virtudes que, ao se manifestarem nas pequenas coisas, melhoram a qualidade de vida, gerando um movimento de progresso contínuo.

QUARESMEIRA ROSA: Conscientização e responsabilidade. Para quando é necessário superar a euforia infantil e atuar com responsabilidade.

RAINHA: Centramento.  Conecta com o poder espiritual feminino.

ROSA CHAMPANHE: Propicia a harmonização necessária para se dormir bem e ter um sono reparador.

SABUGUEIRO*: Traz serenidade à mente. Para o excesso de diálogo interno, preocupação, ansiedade, angústia e estresse. Para as pessoas muito polarizadas no mental, auxilia o acesso a conteúdos dos outros níveis.

SENSITIVA*: Equilíbrio da sensibilidade. Para aqueles que estão excessivamente abertos às influências externas, tornando-se hipersensíveis física, emocional, mental, energética ou espiritualmente. Também indicada para médiuns e sensitivos.

SÃO MIGUEL*: Protege a união de egrégoras, tanto de um grupo quanto do próprio indivíduo, dando a coesão que impede interferências não desejadas. Trabalha proteção e  desobsessão, seja por uma entidade, uma paixão, uma idéia, um vício, etc.

TAIOBA*: Dá a segurança do colo materno, objetividade e forças para avançar. Auxilia o amadurecimento feminino. Equilibra as energias masculina e feminina através da variação da energia feminina. Conecta com a Mãe Terra e enraíza.

TERRAMICINA: Traz conscientização, propicia o entendimento sobre a situação experienciada. Auxilia no controle das compulsões.

TILLANDSIA BRANCA: Coragem para experienciar o novo,  segurança, impetuosidade. Para quem precisa se arriscar a fim de efetuar conquistas.

TILLANDSIA BROTO: Traz coragem para a busca da própria essência e do caminho a ser trilhado. Para a sensação constante de medo, pânico, angústia, insegurança e ansiedade, perceptíveis até fisicamente.

TILLANDSIA ROSA*: Dá coragem para enfrentar e trabalhar os medos profundos e enraizados, as fobias, trazendo uma sensação de proteção e confiança.

TRANQÜILIDADE*: Traz a confiança da certeza no êxito. Mantém firme e clara a imagem de nosso propósito. Para momentos nos quais achamos não haver mais forças para continuar, traz a tranqüilidade necessária para nos desidentificarmos da situação e podermos avaliá-la de outro ponto de vista. Aumenta a capacidade de concentração.

UNIDADE*: Fórmula: São Miguel, Bromélia e Grama Azul. Restaura e protege a unidade interna, quando há sensação de ruptura e fragmentação devidas às influências indesejáveis. Reestrutura, protege e limpa. Devolve a força, a confiança e a segurança.

URUCUM*: Quebra couraças, promove o desbloqueio do chakra cardíaco e expansão dos corpos sutis. Para aqueles que se fecharam emocionalmente em razão dos sofrimentos passados, em especial por terem se sentido traídos.

*Essência pertencente à pesquisa intitulada: “Florais da Mantiqueira”